Cessar-fogo de Páscoa acabou, afirma Putin, e combates são retomados na Ucrânia
Putin afirma que Rússia está aberta a iniciativas de paz e pede colaboração de Kiev. Combates reiniciam na Ucrânia após violação do cessar-fogo estabelecido durante a Páscoa.
Combates reiniciados na Ucrânia após cessar-fogo da Páscoa, diz Vladimir Putin. Presidente russo afirma que Moscou está aberta a iniciativas de paz e espera posição semelhante de Kiev.
Ambos os lados se acusaram de violações do cessar-fogo. Putin destacou a atitude positiva da Rússia em relação a uma trégua, mencionando as celebrações da Páscoa.
Washington manifestou disposição para apoiar uma prorrogação da trégua. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, reiterou a intenção de concordar com uma pausa nos ataques à infraestrutura civil por 30 dias.
Regiões do leste da Ucrânia estão em alerta aéreo desde a meia-noite de segunda-feira, com alertas se espalhando por áreas centrais. A administração militar de Kiev orientou os moradores a procurarem abrigos.
Explosões foram relatadas em Mikolaiv, mas a origem dos sons não foi especificada. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, não comentou sobre uma possível prorrogação da trégua.
Donald Trump, presidente dos EUA, disse esperar um acordo de paz ainda esta semana. Trump e o Secretário de Estado, Marco Rubio, alertaram sobre a possibilidade de retirada dos EUA dos esforços de paz caso não haja progresso.