HOME FEEDBACK

Chanceler alemão quer achar solução para questão tarifária de Trump nas próximas semanas

Chanceler Merz destaca a importância de um diálogo eficaz com os EUA para evitar tarifas comerciais prejudiciais. O líder alemão busca uma solução em parceria com Macron e von der Leyen antes da data limite de 1º de agosto.

Chanceler alemão Friedrich Merz anunciou esforços intensos para resolver a guerra comercial com os EUA, em colaboração com o presidente francês Emmanuel Macron e a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen.

Em entrevista à emissora ARD, Merz revelou que discutiu a situação com Macron e Von der Leyen, além de ter conversado com o presidente dos EUA, Donald Trump. Ele enfatizou: "Queremos usar as duas semanas e meia até 1º de agosto para encontrar uma solução".

Trump ameaçou impor uma tarifa de 30% sobre importações do México e da União Europeia a partir de 1º de agosto, após tentativas fracassadas de negociação.

Merz destacou que a economia alemã seria severamente afetada pelas tarifas e disse estar empenhado em evitar sua implementação. Ele destacou a necessidade de unidade na Europa e um diálogo sensato com os EUA, embora não descartasse contramedidas.

Quando questionado sobre as contra-tarifas propostas por França, Merz afirmou: "Sim, mas não antes de 1º de agosto".

O político sênior Juergen Hardt indicou que a União Europeia e Washington poderiam negociar e talvez atrasar o aumento das tarifas.

Hardt comentou: "Estou apostando que, ao menos, um acordo parcial será alcançado antes de 1º de agosto, visto que as tarifas afetam diretamente os cidadãos e empresas americanas".

Trump havia imposto uma tarifa de 20% sobre produtos da UE em abril, suspensa por 90 dias e substituída por uma tarifa de 10%.

Leia mais em folha