HOME FEEDBACK

Chanceler da Rússia visita ditador da Coreia do Norte e elogia laços entre países

Lavrov elogia parceria militar com a Coreia do Norte e destaca envio de tropas para a Rússia na guerra da Ucrânia. O encontro também reforça o diálogo estratégico entre Moscou e Pyongyang, ampliando a cooperação bilateral.

Ministro russo se reúne com Kim Jong-un

No último sábado (12), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, encontrou-se com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Wonsan. Lavrov descreveu as relações como uma "irmandade de combate invencível".

A visita, segundo Lavrov, continua o "diálogo estratégico" iniciado com a visita do presidente Vladimir Putin à Coreia do Norte no ano passado.

Putin expressou expectativas por contatos diretos futuros e Lavrov agradeceu à Coreia do Norte pelas tropas enviadas para lutar na Guerra da Ucrânia, estimadas entre 12 mil e 30 mil soldados.

As relações dos dois países se intensificaram durante o conflito na Ucrânia. Os soldados norte-coreanos foram utilizados na campanha em Kursk, enquanto a Coreia do Norte forneceu munições para a Rússia.

Lavrov chegou a Wonsan na sexta-feira (11), após reunião da Asean, e a cidade é conhecida por sua infraestrutura naval e de mísseis.

Cooperação em defesa mútua

A visita é a última de uma série de reuniões de alto nível entre os países, que firmaram um pacto de defesa mútua em junho de 2024. O serviço de inteligência sul-coreano apontou que a Coreia do Norte pode enviar mais tropas em julho ou agosto.

A Coreia do Norte também concordou em enviar 6 mil engenheiros militares para ajudar na reconstrução da região de Kursk, afetada pelas operações militares.

Leia mais em folha