HOME FEEDBACK

Chanceler da Ucrânia conversa com Mauro Vieira e pede apoio do Brasil para cessar-fogo

Ministro das Relações Exteriores do Brasil se comunica com chanceler ucraniano em meio a visita oficial à China. Conversa destaca a importância de um cessar-fogo e a disposição de diálogo entre os líderes russo e ucraniano.

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira conversou com o chanceler da Ucrânia, Andrii Sibiha, nesta terça-feira (13), em Pequim.

Sibiha solicitou o apoio do Brasil para um cessar-fogo incondicional de 30 dias nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

O chanceler ucraniano afirmou: "Reafirmei a disposição do presidente Zelenski de se reunir com Putin na Turquia" e pediu ao Brasil que use sua influência no diálogo.

Há expectativa de que Zelenski vá à Turquia na quinta-feira (15) para negociações diretas, mas o governo russo não confirmou a participação de Putin.

Zelenski enfatizou que um cessar-fogo é o primeiro passo e que "absolutamente tudo na Rússia depende dele (Putin)".

Lula está em visita oficial à China, após participar das comemorações dos 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista.

O Brasil e a China publicaram uma nota conjunta, afirmando que esperam o início de diálogo direto para resolver o conflito. O documento destaca a importância de uma solução política que leve em conta as preocupações de todas as partes.

Durante sua entrevista em Moscou, Lula reafirmou a posição do Brasil contra a ocupação territorial e disse que o Brasil está disposto a ajudar nas negociações, desde que haja interesse de ambos os países envolvidos.

Leia mais em folha