Chanceler do Irã discursará no Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra
Ministro iraniano abordará a situação de conflitos entre Irã e Israel durante discurso na ONU. Reunião com chanceleres europeus visa discutir a continuidade das negociações sobre o programa nuclear de Teerã.
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, discursará nesta sexta-feira (20) no Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra.
O discurso acontecerá às 13h00 GMT (10h00 de Brasília), enquanto a campanha militar israelense contra o Irã entra na segunda semana.
Araghchi se reunirá com os ministros das Relações Exteriores da Alemanha, França e Reino Unido, além da chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, para discutir o programas nuclear de Teerã.
O governo israelense suspeita que o Irã busca desenvolver uma bomba atômica, apesar das negações. O ministério francês indicou que o encontro visa “convocar um retorno ao caminho diplomático” sobre o programa nuclear.
Araghchi também comentou sobre os Estados Unidos, que estão considerando se devem se unir à campanha militar israelense. Ele afirmou que não negociará com os EUA enquanto os ataques contra o Irã persistirem.
O presidente dos EUA, Donald Trump, decidirá “nas próximas duas semanas” sobre a participação do país na ofensiva israelense.
Os conflitos, que começaram em 13 de junho, resultaram em pelo menos 224 mortos no Irã e 25 em Israel, além de danos significativos à infraestrutura nuclear iraniana.
Com informações da AFP