“Chavoso da USP” é condenado por post contra ex-prefeito de Guarulhos
Thiago Torres, conhecido como "Chavoso da USP", é condenado por injúria e difamação contra o ex-prefeito de Guarulhos. A decisão da Justiça determina pena de prestação de serviços comunitários e multa devido a críticas nas redes sociais sobre demissões em massa.
Thiago Torres, sociólogo e influenciador conhecido como Chavoso da USP, foi condenado pela Justiça por publicações de 2021 contra Gustavo Henric Costa, o ex-prefeito de Guarulhos.
A condenação foi proferida pela juíza Patrícia Padilha, da 3ª Vara Criminal de Guarulhos. Guti processou Torres após este criticar a demissão de trabalhadores da Proguaru, empresa pública de limpeza, encerrada durante a pandemia por um decreto assinado por Guti.
As demissões afetaram cerca de 4.700 funcionários, incluindo a mãe de Thiago. A pena de Torres é de 10 meses e 15 dias, em regime aberto, convertida em serviços comunitários, além de multa de R$ 3.000 e indenização de R$ 15 mil.
O processo tramitou em segredo de Justiça e se tornou público após Torres divulgar a condenação nas redes. Ele afirmou em postagens que Guti era responsável pela morte de um trabalhador da empresa, o que foi considerado crime de injúria e difamação.
A magistrada alegou que as publicações ultrapassaram os limites da liberdade de expressão. Em resposta, Torres criticou a decisão e disse que suas palavras foram motivadas pela indignação pessoal.
Em contrapartida, Guti declarou que a Justiça reconheceu a ultrapassagem dos limites críticos por Torres e que ofereceu a ele a chance de retratação, que foi recusada.