HOME FEEDBACK

Chefe da AIEA diz que ataques americanos podem ter causado "danos significativos" na usina de Fordow

A AIEA alerta que os danos na usina de Fordow ainda não podem ser totalmente avaliados. A situação do estoque de urânio enriquecido iraniano continua sendo uma preocupação central após os ataques dos EUA.

Bombardeio dos EUA causa danos significativos em usina iraniana

Os Estados Unidos realizaram um bombardeio na usina iraniana de enriquecimento de urânio de Fordow, resultando em danos "muito significativos" nas áreas subterrâneas, segundo Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O ataque ocorreu no último fim de semana, utilizando as maiores bombas convencionais do arsenal americano, incluindo munissões destruidoras de bunkers.

Grossi afirmou que nenhuma avaliação completa do dano pode ser realizada no momento, já que a AIEA não inspeciona o Irã desde os ataques iniciados por Israel em 13 de junho. Segundo ele, a força explosiva pode ter causado danos severos às centrífugas.

Uma preocupação central é o estoque de urânio enriquecido do Irã, com mais de 400 kg enriquecidos a até 60%, próximo do nível necessário para armas nucleares. Apesar disso, o Irã afirma que suas intenções são pacíficas.

O Irã notificou a AIEA sobre "medidas especiais" para proteger seus materiais nucleares, afirmando que qualquer movimentação de material deve ser declarada. Grossi destacou que essas medidas devem seguir as obrigações de salvaguardas do Irã.

Leia mais em valoreconomico