HOME FEEDBACK

Chefe da Suprema Corte repreende Trump por pedir impeachment de juízes

John Roberts defende a independência do Judiciário ao criticar pedidos de impeachment contra juízes. O presidente da Suprema Corte ressalta que discordâncias judiciais devem ser tratadas por meio do processo de apelação, não por retaliações políticas.

Presidente da Suprema Corte dos EUA, John Roberts, fez uma declaração rara nesta terça-feira, repreendendo Donald Trump e seus aliados por solicitarem o impeachment de juízes que discordam de suas decisões.

Roberts ressaltou que, "por mais de dois séculos, foi estabelecido que o impeachment não é uma resposta apropriada para discordâncias sobre uma decisão judicial." Ele enfatizou que o processo normal de revisão de apelação é o caminho adequado para essas questões.

Os aliados de Trump pediram o impeachment de vários juízes após esse serem críticos às políticas do governo nos primeiros meses do segundo mandato.

Os ataques se intensificaram quando o juiz distrital-chefe Jeb Boasberg decidiu contra uma tentativa de deportação rápida de supostos membros de gangues venezuelanas. Trump o chamou de "juiz lunático radical de esquerda" em uma postagem nas redes sociais.

A ordem de Boasberg não foi cumprida, pois o governo alegou que os detidos já estavam a caminho de El Salvador quando a sentença foi emitida.

Após sua derrota eleitoral em 2020, Trump intensificou seus atacas a juízes, exigindo que desconsiderassem resultados eleitorais que não lhe favorecessem.

Leia mais em valoreconomico