Chefe de direitos humanos da ONU pede fim imediato do plano israelense de ocupação de Gaza
ONU pede que Israel interrompa ocupação militar em Gaza para evitar mais mortes e deslocamentos. Volker Türk alerta para violações da lei internacional e reforça a necessidade de ajuda humanitária.
ONU alerta sobre ocupação militar em Gaza
Volker Türk, alto comissário da ONU para Direitos Humanos, pediu a interrupção imediata do plano de “ocupação militar total” da Faixa de Gaza pelas Forças de Defesa de Israel (IDF).
Türk afirmou que tal ação viola a lei internacional e pode gerar mais mortes e deslocamentos forçados. Ele destacou que isso contraria a decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e a solução de dois estados, além do direito do povo palestino à autodeterminação.
A ocupação da Cidade de Gaza, já aprovada por Israel, resultaria em “mais sofrimento insuportável” e em potenciais crimes de guerra, segundo Türk. Ele ressaltou a necessidade de focar na proteção dos civis e no fluxo de ajuda humanitária.
Türk concluiu reafirmando que a guerra em Gaza deve terminar agora, permitindo que israelenses e palestinos coexistam pacificamente. Também reiterou o pedido de libertação dos reféns mantidos pelo Hamas e dos arbitrariamente detidos por Israel.
Com informações da EFE