China acelera gastos e ajusta receita fiscal para sustentar crescimento econômico em 2025
Relatório do Ministério da Fazenda revela que, apesar da queda nas receitas fiscais, os gastos públicos aumentaram, refletindo esforços para apoiar a economia chinesa. A arrecadação tributária apresenta sinais de recuperação, com crescimento em abril pela primeira vez no ano.
China: Dados Fiscais de Janeiro a Abril de 2025
Em 20 de maio, o Ministério da Fazenda da China divulgou os dados fiscais do período de janeiro a abril. O relatório revela uma desaceleração na queda das receitas e um aumento dos gastos públicos, sinalizando uma política fiscal antecipada para apoiar a economia.
A arrecadação fiscal totalizou RMB 8,0616 trilhões, com uma leve queda de 0,4% em relação ao mesmo período de 2024. Isso mostra melhora em relação ao primeiro trimestre (-1,1%).
A receita dos fundos governamentais, principalmente pela venda de terrenos, foi de RMB 1,2586 trilhão, com uma retração de 6,7%. A arrecadação em impostos alcançou RMB 6,6 trilhões, uma queda anual de 2,1%, mas com um crescimento de 1,9% em abril comparado ao ano anterior.
Desempenho de Setores e Tributos:
- Imposto de renda das empresas: cai 3,1%
- Imposto sobre valor agregado (IVA) também registra quedas
- IVA doméstico e impostos sobre consumo interno crescem
- Arrecadação com imposto de selo sobre ações sobe 57,8%
Os setores de fabricação e serviços mostraram crescimento, impulsionando a arrecadação. A receita não tributária foi de RMB 1,506 trilhão, com alta de 7,7%.
Aumento nos Gastos Públicos:
Os gastos orçamentários atingiram RMB 9,3581 trilhões, alta de 4,6% em relação a 2024, superando o crescimento da receita. Os principais investimentos foram em educação e infraestrutura.
A política fiscal está sendo intensificada, com foco em áreas estratégicas para impulsionar a recuperação econômica e sustentar um crescimento mais estável.