China admite ampliar compra de soja dos EUA para novo acordo
Em discurso, embaixador chinês destaca a importância da cooperação no comércio de soja entre os EUA e a China. Declarações ocorrem em meio à queda nas exportações americanas devido a tarifas e protecionismo.
China defende a cooperação comercial de soja com os EUA
A China divulgou um discurso do embaixador em Washington, Xie Feng, pedindo a retomada da cooperação no comércio de soja. Durante evento no Conselho de Exportação de Soja dos EUA, ele destacou que, por anos, metade da soja americana exportada era destinada à China.
Xie apontou uma queda de 51% nas exportações de soja dos EUA para a China no primeiro semestre, atribuindo isso ao protecionismo relacionado às tarifas do governo Trump. Ele afirmou: “A agricultura foi uma das primeiras áreas de cooperação e também uma das mais frutíferas."
A Associação Americana de Soja, em carta a Trump, celebrou sua postagem sobre a China quadruplicar as compras, mas alertou que a China firmou um contrato com o Brasil, o que limita as compras de soja americana.
Além das questões de soja, a Boeing está próxima de fechar um contrato para fornecer 500 aviões às companhias aéreas chinesas, marcando um possível retorno ao mercado chinês, após suas vendas terem caído drasticamente desde 2019.