HOME FEEDBACK

China anuncia que vai restringir o visto de funcionários dos EUA

China impõe restrições de visto a funcionários dos EUA em retaliação às sanções sobre oficiais chineses. A disputa visa o acesso a áreas do Tibete, envolvendo questões de soberania e direitos internacionais.

Ministério das Relações Exteriores da China anunciou restrições de visto a funcionários norte-americanos em 14 de abril de 2025.

A medida é uma resposta às restrições que os Estados Unidos impuseram a oficiais chineses sobre o acesso ao Tibete.

Os EUA acusam o Partido Comunista Chinês de negar acesso à região a diplomatas e jornalistas, exigindo “acesso irrestrito” para seus representantes.

Em contrapartida, Lin Jian, porta-voz do ministério, afirmou que “as questões do Tibete são assuntos internos da China” e criticou o abuso das restrições de visto pelos EUA.

Lin Jian destacou que isso "viola seriamente o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais".

O turismo no Tibete é permitido para grupos, com autorização prévia. No entanto, diplomatas e jornalistas precisam de aprovação das autoridades locais.

O porta-voz reafirmou a oposição à interferência em assuntos tibetanos sob discurso de direitos humanos e cultura, enfatizando: “O Tibete está aberto. A China dá as boas-vindas a visitantes amigáveis.”

Leia mais em poder360