HOME FEEDBACK

China aumenta importações de soja do Brasil e reduz compra dos EUA em julho

A China aumentou suas importações de soja brasileira em julho, mantendo a tendência de dependência da oleaginosa do Brasil. As tensões comerciais com os EUA e a preocupação com os estoques impulsionam a demanda por soja brasileira.

Importações de soja do Brasil pela China aumentaram 13,9% em julho, em comparação ao ano anterior.

A China, maior comprador de soja do mundo, importou 10,39 milhões de toneladas do Brasil no mês passado, representando 89% do total das importações.

As importações dos EUA caíram 11,5%, com apenas 420.874 toneladas chegadas em julho, abaixo das 475.392 toneladas do ano anterior.

No geral, as importações de julho atingiram um recorde de 11,67 milhões de toneladas.

Liu Jinlu, pesquisador agrícola, destacou que as importações altas foram impulsionadas pela oferta brasileira e preocupações comerciais entre EUA e China.

De janeiro a julho, a China importou 42,26 milhões de toneladas do Brasil, uma queda de 3%. Em contrapartida, as importações dos EUA totalizaram 16,57 milhões de toneladas, um aumento de 31,2%.

A China não fez pré-compra de soja da próxima safra dos EUA devido a tarifas altas, podendo levar os exportadores a perder bilhões em vendas.

Além disso, a China importou 561.027 toneladas de soja da Argentina em julho, com um aumento de 104,7% no período de janeiro a julho.

Leia mais em globo