HOME FEEDBACK

China critica EUA após Marco Rubio parabenizar Dalai Lama

China critica EUA por declarações sobre o Tibete e defende posição sobre o Dalai Lama. O governo chinês afirma que os Estados Unidos devem reconhecer a sensibilidade das questões tibetanas e a natureza separatista do líder espiritual.

Ministério das Relações Exteriores da China criticou os EUA, afirmando que “não estão em posição de apontar o dedo” sobre o Tibete.

Isso ocorreu após o secretário de Estado americano, Marco Rubio, publicar uma mensagem durante o 90º aniversário do Dalai Lama, onde destacou a **inspiração** do líder religioso em promover “união, paz e compaixão”.

Rubio reafirmou o compromisso dos EUA em “promover o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais dos tibetanos”, defendendo a preservação do patrimônio cultural e a liberdade religiosa.

Pequim respondeu pelas palavras de Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, que disse que os EUA devem reconhecer a **sensibilidade** do tema. Também afirmou que o Dalai Lama é um “exilado político envolvido em atividades **separatistas** anti-China”.

Mao enfatizou que ele “não tem o direito” de decidir o futuro do Tibete, pedindo que os EUA entendam a importância das questões tibetanas.

Na semana passada, o Dalai Lama afirmou que será reencarnado e que uma instituição criada por ele terá autoridade para identificar sua reencarnação, desafiando o direito que a China alega ter de escolher seu sucessor.

Leia mais em valoreconomico