HOME FEEDBACK

China critica EUA por “interferência na soberania” do Brasil

China critica EUA por interferência no julgamento de Bolsonaro e defende soberania brasileira. Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores destaca princípios da ONU e condena uso de tarifas como instrumento de pressão.

China critica EUA por tentativa de influenciar julgamento de Jair Bolsonaro no STF.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, expressou sua desaprovação na 6ª feira (11.jul.2025), afirmando que os EUA descumprem regras da ONU ao interferir nos assuntos internos do Brasil.

Ning ressaltou que igualdade soberana e não interferência são princípios fundamentais da Carta da ONU, além de condenar o uso de tarifas como forma de coerção.

No dia 9 (quarta-feira), Donald Trump, presidente dos EUA, declarou que a “perseguição” a Bolsonaro motivou a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Trump classificou a situação como uma vergonha internacional e pediu o término imediato do julgamento.

Em resposta, no dia 10 (quinta-feira), Bolsonaro agradeceu a Trump pelo apoio e afirmou que o “tarifaço” é culpa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro disse compreender a razão da medida e pediu uma ação urgente dos Poderes para resgatar a normalidade institucional, sem solicitar a revogação da tarifa.

Leia mais em poder360