HOME FEEDBACK

China critica tentativa da CIA de recrutar informantes chineses

A China critica a CIA por tentar recrutar autoridades locais, classificando a ação como uma violação da soberania nacional. O governo chinês promete adotar medidas rigorosas contra infiltrações e atividades que possam comprometer seus interesses.

Porta-voz da China, Lin Jian, criticou vídeos da CIA divulgados nesta 3ª feira (6.mai.2025) que tentam recrutar autoridades chinesas como informantes. Ele afirmou que as gravações representam uma "confissão" das táticas "desprezíveis" dos EUA que ferem a soberania de outras nações.

A CIA publicou dois vídeos em redes sociais no início de maio, com áudio e legenda em mandarim. Os vídeos retratam um personagem sendo perseguido por membros do partido comunista chinês e buscando ajuda da CIA para proteger sua família, mencionando supostos “desaparecimentos” de autoridades.

Jian expressou que o governo chinês não se surpreendeu, já que considera que os EUA têm abusado de táticas ilegais para roubar segredos de outros países. Ele ressaltou que a China tomará medidas para evitar a infiltração de agentes norte-americanos que ameaçam interesses nacionais, qualificando a situação como uma "grave violação" e uma "provocação política".

Além disso, Jian comentou sobre as negociações comerciais com a Casa Branca, afirmando que, embora Pequim esteja disposta a dialogar sobre tarifas, as conversas ainda não começaram. Ele pediu que os EUA cessassem as "intimidações" e se engajassem em um diálogo respeitoso e baseado na igualdade.

Leia mais em poder360