HOME FEEDBACK

China determina que companhias aéreas suspendam compra de aviões da americana Boeing

China suspende compras de aviões da Boeing em resposta a tarifas americanas. Medida ocorre no contexto de intensificação da guerra comercial entre os dois países.

PEQUIM - A China ordenou a suspensão dos recebimentos de aviões da Boeing pelas companhias aéreas domésticas, em meio à intensificação da guerra comercial com os Estados Unidos, conforme informou a Bloomberg nesta terça-feira, 15.

O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas de até 145% sobre diversas importações da China, levando Pequim a retaliar com tarifas de 125% sobre produtos americanos.

A China também solicitou que suas companhias aéreas suspendessem todas as compras de equipamentos e peças de aeronaves de empresas dos EUA. Com as novas sobretaxas, os custos das aeronaves e peças fabricadas nos EUA aumentaram, tornando-se inviáveis para as companhias aéreas chinesas.

Além disso, o governo chinês está considerando auxiliar companhias aéreas que alugam aviões da Boeing e enfrentam custos elevados. As tarifas impostas por Trump são uma estratégia central de sua política econômica.

Trump introduziu uma tarifa universal de 10%, mas suspendeu tarifas mais altas para vários parceiros comerciais por 90 dias, enquanto pressiona a China.

O presidente chinês, Xi Jinping, alertou que o protecionismo “não levará a lugar algum” e afirmou que em uma guerra comercial “não haverá vencedores”.

Leia mais em estadao