China deve aumentar a compra de produtos da Índia, diz embaixador
A intensificação das relações comerciais entre China e Índia surge como resposta à guerra comercial com os EUA. Em meio a um histórico de tensões, ambos os países buscam fortalecer a cooperação e ampliar o comércio bilateral.
A guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos deverá aumentar as relações comerciais entre China e Índia, os dois países mais populosos do mundo.
O embaixador chinês em Nova Déli, Xu Feihong, fez a afirmação em entrevista ao Global Times, durante o 75º aniversário das relações diplomáticas.
Xu declarou: "Estamos dispostos a trabalhar com o lado indiano para fortalecer a cooperação prática no comércio e em outras áreas, além de importar mais produtos indianos".
Ele também enfatizou a necessidade de um ambiente de negócios justo e transparente na Índia para empresas chinesas.
O comércio bilateral entre os países alcançou US$ 101,7 bilhões em 2023-24, com principais exportações indianas como petróleo, minério de ferro, produtos marinhos e óleo vegetal, totalizando US$ 16,6 bilhões.
O presidente da China, Xi Jinping, celebrou os 75 anos de relações entre os países em mensagem no canal estatal.
A relação foi afetada por um incidente em 2020 na região do Himalaia, que resultou em confrontos fatais na fronteira.
Recentemente, os países melhoraram as relações após uma reunião entre Narendra Modi e Xi durante a cúpula dos Brics, onde acordaram retomar voos diretos.