China divulga discretamente cotas de terras raras para 2025, dizem fontes
China inicia emissão discreta de cotas de mineração de terras raras para 2025, sinalizando controle crescente sobre o setor. A ausência de declarações públicas e a instrução para confidencialidade das informações refletem tensões comerciais com os EUA e a UE.
China emite cotas de mineração de terras raras para 2025
A China anunciou, de forma discreta, suas primeiras cotas de mineração e fundição de terras raras para 2025, sem a habitual declaração pública.
As cotas são cruciais para monitorar a oferta global desses minerais, que são utilizados em veículos elétricos, turbinas eólicas, robôs e mísseis. A China é o maior produtor mundial e normalmente emite cotas duas vezes por ano, mas isso foi adiado em 2023.
O primeiro conjunto de cotas para este ano foi emitido recentemente, e as empresas foram instruídas a manter os números em sigilo por razões de segurança.
A crescente sensibilidade da China em relação às terras raras surge em meio a tensões comerciais com os Estados Unidos e a União Europeia.
Como retaliação a aumentos de tarifas dos EUA, Pequim adicionou elementos relacionados a essas terras raras à sua lista de restrições de exportação, afetando parcialmente a produção de montadoras fora do país.
Nos últimos quatro anos, as cotas eram normalmente anunciadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China no primeiro trimestre.