HOME FEEDBACK

China e EUA assinam acordo para aliviar guerra comercial; exportação de terras raras é liberada

Acordo entre China e EUA pode sinalizar um novo capítulo nas relações comerciais, com a promessa de liberação de exportações e retirada de tarifas. As duas potências buscam aliviar tensões que afetaram cadeias globais de suprimento, especialmente em setores estratégicos.

A China e os Estados Unidos assinaram um acordo comercial esta semana, discutido em maio durante reuniões em Genebra.

O Ministério do Comércio chinês confirmou a liberação de exportações de “itens controlados” para Washington. Em contrapartida, Donald Trump promete retirar medidas restritivas contra a China.

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, anunciou que o acordo inclui o fornecimento de terras raras pela China, essenciais para várias indústrias, de turbinas eólicas a aviões a jato.

O entendimento pode sinalizar o fim das tensões comerciais entre os países, que foram intensificadas por acusações mútuas de violação de tratados. Apesar das promessas chinesas, algumas empresas ainda enfrentam interrupções nas exportações de terras raras.

A China, por sua vez, criticou os EUA por restringir a exportação de chips para inteligência artificial, chamando as medidas americanas de “extremas”.

Lutnick também revelou que Trump planeja firmar acordos com até dez parceiros comerciais até 9 de julho, data em que tarifas suspensas podem ser restauradas.

Leia mais em exame