HOME FEEDBACK

China e EUA confirmam acordo para encerrar disputa comercial

O acordo entre China e EUA visa normalizar as relações comerciais e reduzir tarifas. Ambas as partes concordaram em acelerar o envio de recursos críticos e reverter restrições impostas anteriormente.

Ministério do Comércio da China confirmou a assinatura do acordo comercial com os Estados Unidos nesta 6ª feira (27.jun.2025), encerrando disputas entre as duas maiores economias do mundo.

Um porta-voz chinês disse que as equipes mantiveram comunicação próxima após conversas em Londres. “Recentemente, ambos os lados confirmaram os detalhes da estrutura do acordo”.

Na noite de 5ª feira (26.jun), o presidente Donald Trump afirmou que “acabamos de assinar com a China outro dia”, sem fornecer mais detalhes.

O pacto representa um avanço nas negociações. A Casa Branca indicou que os países concordaram com um entendimento adicional sobre a implementação do acordo de Genebra.

As negociações em Genebra resultaram em um adiamento de 90 dias para aumentos tarifários, enquanto ambas as partes buscavam um acordo mais amplo.

O Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, declarou que o acordo foi “assinado e selado” dois dias antes.

O entendimento inclui aceleração de envios de terras raras da China para os EUA, com o país se comprometendo a remover contramedidas não tarifárias.

Essas contramedidas haviam afetado indústrias como automobilística, aeroespacial, de semicondutores e de contratados militares.

De acordo com o acordo, a China “revisará e aprovará solicitações para itens de controle de exportação”, enquanto os EUA cancelarão uma série de medidas restritivas.

Leia mais em poder360