HOME FEEDBACK

China e EUA firmam acordo contra lavagem de dinheiro do fentanil

Acordo entre China e EUA visa combater a lavagem de dinheiro ligada ao comércio ilegal de fentanil. Negociações em Madri resultam em compromissos mútuos para enfrentar essa crescente ameaça.

China e EUA firmam acordo para combater a lavagem de dinheiro oriunda do comércio ilegal de fentanil.

O entendimento foi anunciado na segunda-feira (15.set.2025) pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, após negociações em Madri.

Bessent destacou que as redes modernas de lavagem de dinheiro surgiram de grupos que burlam os controles de capital na China.

O WeChat, aplicativo popular na China, foi criticado por facilitar a lavagem de dinheiro, segundo o procurador-geral da Carolina do Norte, Jeff Jackson.

“Tanto o governo da China quanto os cidadãos e o governo dos EUA são prejudicados pela lavagem de dinheiro”, afirmou Bessent, ressaltando a disposição da delegação chinesa em colaborar.

Em 3 de setembro, um júri federal em Ohio indiciou cidadãos e empresas farmacêuticas da China por conspiração para tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

O Departamento de Justiça acusou essas empresas de comercializar substâncias controladas que seriam usadas para aumentar a potência do fentanil nos EUA.

Leia mais em poder360