HOME FEEDBACK

China elogia Embraer após rumores de boicote à Boeing

China destaca Brasil como potência na aviação em meio a tensões comerciais com os EUA. Porta-voz reafirma a importância da cooperação entre os dois países, apesar da suspensão das compras de aviões da Boeing.

China destaca Brasil como potência aeronáutica

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou que o Brasil é “uma grande potência aeronáutica” durante uma entrevista em Pequim, em resposta a perguntas sobre a suspensão de compras de aviões da Boeing pela China.

Lin evitou confirmar a informação da Bloomberg, que dizia que autoridades chinesas instruíram suas companhias aéreas a suspender as entregas e compras da fabricante americana. Ele disse: “Não tenho conhecimento dos detalhes e encaminho a questão às autoridades competentes”.

Apesar da controvérsia, Lin destacou a importância da cooperação entre China e Brasil no setor aeronáutico, mencionando que a parceria se dá com base em princípios de mercado.

Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais, não compete diretamente com os modelos de grande porte da Boeing, que estão no centro da disputa comercial entre China e EUA.

Lin criticou os EUA, afirmando que o país de Donald Trump pratica intimidação e “não está em posição de apontar o dedo para a cooperação entre a China e os países”.

As tensões comerciais aumentaram com tarifas imposta por Trump em 2 de abril e a resposta da China, incluindo tarifas de até 125% sobre produtos norte-americanos, que afetam os custos de importação no setor aéreo.

Recentemente, a Casa Branca anunciou que os produtos chineses poderiam enfrentar tarifas de até 245%.

Leia mais em poder360