HOME FEEDBACK

China espera por novas reduções tarifárias com os EUA

China busca renegociar tarifas unilaterais dos EUA para estabilizar relações comerciais. Acordo prevê redução significativa das tarifas em ambos os lados por um período de 90 dias, com compromissos adicionais a serem discutidos.

China busca novas negociações com os EUA

O Ministério do Comércio da China anunciou, nesta 2ª feira (12.mai.2025), que espera novas rodadas de negociações para “corrigir a prática errada de aumentos unilaterais de tarifas” por parte dos EUA, segundo o Global Times.

Um porta-voz do ministério declarou que os dois países devem trabalhar juntos para alcançar um acordo, promovendo relações econômicas saudáveis e injetando mais estabilidade na economia mundial.

A partir de 4ª feira (14.mai), os EUA reduzirão suas tarifas de 145% para 30% sobre produtos chineses, enquanto as tarifas da China cairão de 125% para 10%. Este acordo será válido por 90 dias.

Em uma coletiva, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, não comentou sobre as negociações e referiu-se apenas à nota conjunta divulgada após as reuniões em Genebra.

As tarifas de 20% sobre o fentanil, impostas pelo presidente Donald Trump, permanecerão.

Nota Conjunta entre EUA e China destaca compromissos:

  • Os EUA suspenderão 24 pontos percentuais da tarifa sobre produtos chineses.
  • A China fará o mesmo, suspendendo tarifas sobre produtos dos EUA.
  • Um mecanismo será criado para continuar as discussões bilaterais sobre relações econômicas.

Os representantes das negociações serão He Lifeng (China), Scott Bessent e Jamieson Greer (EUA).

Leia mais em poder360