China indeferiu frigoríficos por estratégia, afirma Fávaro
Ministro comenta que indeferimento de frigoríficos brasileiros pela China é uma estratégia do governo chinês. Reunião agendada pode abrir novas oportunidades para a exportação de carne bovina diante da guerra comercial com os EUA.
Indeferimento de 28 frigoríficos brasileiros pela China
No dia 17 de abril de 2025, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), comentou sobre o indefirimento da habilitação para exportação de 28 frigoríficos de carne bovina ao mercado chinês, considerado uma questão estratégica do governo chineses.
Fávaro anunciou uma reunião com comitiva chinesa no dia 22 de abril para discutir o tema, ressaltando que o fato de todas as plantas terem sido rejeitadas indica que não é um problema específico.
O ministro também lembrou que, durante a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, as autoridades já haviam demonstrado interesse em ampliar compras de frango e carne suína em 2025, sugerindo um possível "freio" na importação de carne bovina brasileira.
Fávaro opinou que a atual guerra comercial entre China e Estados Unidos pode representar uma oportunidade, visto que a China deixou de habilitar 395 plantas norte-americanas, criando espaço para a importação de carne brasileira.
Contexto adicional:
O Poder360 teve acesso a um documento que confirma que a China rejeitou todos os 28 frigoríficos brasileiros após análise da GACC (Administração-Geral de Aduanas da China), citando não conformidades com os critérios técnicos exigidos.