HOME FEEDBACK

China manda autoridades realizarem menos reuniões e escreverem relatórios mais curtos

China intensifica campanha para combater formalismo e burocracia no governo, visando aumentar a eficiência administrativa. Diretriz do Partido Comunista determina redução de reuniões e otimização de documentos oficiais.

A China está promovendo uma redução de reuniões e a extensão dos relatórios oficiais para combater o "formalismo e a burocracia". Uma nova diretiva foi emitida esta semana.

A diretiva pede que as autoridades:

  • Melhorem a qualidade dos documentos.
  • Utilizem um estilo de escrita curto, prático e conciso, limitando-se a 5 mil caracteres.
  • Reduzam o número de documentos oficiais anuais, com explicações se a quantidade aumentar.
  • Consolidem e simplifiquem as reuniões, com discursos limitados a uma hora.
  • Submetam o número de participantes a controles rigorosos.

A diretriz, emitida pelo Partido Comunista Chinês e pelo conselho de Estado, tem 4.845 caracteres e contém 21 disposições, incluindo melhorias na avaliação de funcionários e no uso de aplicativos móveis do governo.

Essas medidas refletem um novo impulso sob Xi Jinping para fortalecer a economia chinesa, que enfrenta um de seus ritmos mais lentos em décadas, e controlar o setor estatal. Xi já alertou sobre excessos em investimentos em inteligência artificial e veículos elétricos.

Além disso, uma ampla repressão anticorrupção está em curso no partido, que possui 100 milhões de membros, como parte das campanhas de Xi.

A campanha contra a burocracia surge três meses após o endurecimento das regras sobre despesas com refeições, fumo e bebidas para autoridades.

Leia mais em valoreconomico