HOME FEEDBACK

China pede que o Japão retire armas químicas do país há 80 anos

China exige que Japão remova armas químicas abandonadas em seu território. A responsabilidade pela destruição dos armamentos é ressaltada pelo governo chinês, que oferece ajuda para a eliminação.

Governo chinês exige que o Japão remova ou destrua armas químicas abandonadas em seu território desde a 2ª guerra sino-japonesa, em 1945.

Em 2025, celebram-se 80 anos da vitória chinesa no conflito.

Em 1992, uma comitiva da Conferência Internacional sobre Desarmamento estimou que o Japão abandonou pelo menos 2 milhões de armas químicas, enquanto o Japão mencionou cerca de 700 mil.

No dia 29 de abril, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, afirmou que é obrigação do Japão remover os armamentos, destacando que o país já aceitou essa responsabilidade, mas não fez o suficiente.

80 anos se passaram, mas as armas japonesas ainda ameaçam a segurança e o meio ambiente na China”, afirmou Jiakun.

A China se oferece para ajudar na eliminação das armas, com a cooperação já resultando na remoção de 150 mil e na destruição de 120 mil armas.

O problema permanece sério: em 2003, operários desenterraram 5 barris de gás mostarda, resultando em 44 pessoas expostas e na morte de um sucateiro.

Leia mais em poder360