China pede resolução diplomática para programa nuclear do Irã
China defende diálogo diplomático para resolução da questão nuclear iraniana. O vice-ministro das Relações Exteriores ressalta a importância de retomar as negociações após impasse recente.
Vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, defendeu a resolução da questão nuclear iraniana por meios políticos e diplomáticos.
A conversa ocorreu com o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi, após Teerã suspender o diálogo devido a bombardeios dos Estados Unidos e Israel em junho.
O contato telefônico foi realizado após o Irã e potências europeias decidirem retomar as conversas sobre o programa nuclear na sexta-feira (22.ago).
Zhaoxu afirmou que a questão nuclear iraniana se encontra em um impasse e reiterou a expectativa da China por um comprometimento de todos os envolvidos em resolver a situação.
Ele destacou a importância de criar condições para uma retomada antecipada do diálogo e das negociações.
No dia 14 de março, o Ministério das Relações Exteriores da China publicou uma resolução em 5 pontos para solucionar o tema.
As potências ocidentais afirmam que o Irã busca armas nucleares, enquanto Teerã nega e diz que seu programa é de fins civis.