China reprova frigoríficos brasileiros indicados pelo governo Lula
Frigoríficos brasileiros enfrentam rejeição da China em novo golpe ao setor da carne. Mapa será responsável por correções e reenvio de pedidos para habilitação.
China rejeita 28 frigoríficos brasileiros de carne bovina
A China rejeitou todos os 28 frigoríficos brasileiros indicados pelo Mapa (Ministério da Agricultura) para exportação de carne bovina.
A reprovação foi baseada em uma análise da GACC (Administração-Geral de Aduanas da China), que apontou não conformidades com critérios técnicos exigidos.
A GACC recomendou que o Brasil faça as correções necessárias e reenvie os pedidos através do sistema Cifer (Registro de Empresas Exportadoras de Alimentos para a China).
A análise se concentrou apenas nos frigoríficos de carne bovina. Outros setores, como aves, suínos e asininos, não foram mencionados.
A Adidância Agrícola buscou orientação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre possíveis questionamentos formais à China sobre a análise dos demais pedidos.
Agora, cabe ao Ministério da Agricultura, sob liderança de Carlos Fávaro, tomar medidas técnicas e diplomáticas para retomar o processo de habilitação.