China sinaliza que aprovará mais exportações de terras raras
China promete maior transparência no licenciamento de exportação de terras raras após críticas de EUA e Europa. O governo destaca a importância do processo para garantir o uso civil e evitar aplicações militares dos minerais.
Ministro do Comércio da China, Wang Wentao, anunciou que o país fortalecerá a comunicação sobre o licenciamento para compra de terras raras por outros países, no último sábado (8.jan.2025).
Wang afirmou que a China já aprovou várias licenças nos últimos dias e considera as necessidades de outros países que utilizam esses minerais para fins civis.
Em abril de 2023, a China implementou um sistema de licenciamento para exportação de terras raras, resultando em atrasos para fabricantes nos setores automotivo e energético da Europa e EUA.
Representantes da União Europeia e dos EUA expressaram insatisfação com a lentidão do processo, que a China justifica por motivos de segurança militar.
Nesta semana, a China concedeu licenças a 3 empresas do setor automotivo dos EUA. O assunto foi discutido em uma ligação entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping.
O tema será abordado na reunião em Londres na próxima semana, que discutirá a redução das tarifas comerciais. A guerra comercial entre EUA e China, iniciada pela Casa Branca em abril, está em andamento.
As terras raras representam uma vantagem estratégica para a China, que controla 70% da extração global desses minérios.