HOME FEEDBACK

China solicita consulta à OMC sobre tarifas anunciadas pelos EUA

China inicia processo na OMC contra tarifas dos EUA e planeja retaliar com aumento nas tarifas de importação. País acusa Washington de violar regras comerciais e adverte sobre impactos negativos nas relações bilaterais.

China solicita consultas à OMC: Na sexta-feira (4), a China anunciou que pediu consultas à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas impostas pelos EUA.

A missão da China afirmou: "A China apresentou uma queixa na OMC".

As tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, na quarta-feira (2), foram classificadas como uma violação flagrante das regras da OMC.

Em retaliação, a China anunciou que imporá tarifas adicionais de 34% sobre importações dos EUA, a partir de 10 de abril.

O Ministério do Comércio da China informou que esta tarifa valerá para todos os bens importados dos EUA.

As tarifas sobre exportações chinesas deverão aumentar para mais de 60%, após a imposição das tarifas "recíprocas" de 34% pelos EUA.

Pequim denunciou as novas tarifas como uma "ação de intimidação unilateral", afirmando que isso "não está em conformidade com as regras do comércio internacional" e prejudica os direitos e interesses legítimos da China.

Leia mais em folha