China suspende compra de frango do Brasil por gripe aviária
China suspende compras de carne de frango do Brasil devido ao primeiro foco de influenza aviária detectado no país. O Ministério da Agricultura garante que os produtos permanecem seguros para consumo e que medidas de contenção estão sendo adotadas.
Suspensão das compras de carne de frango brasileira pela China
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou, nesta 6ª feira (16.mai.2025), que a China suspendeu as compras de carne de frango brasileira por 60 dias. A informação foi divulgada em entrevista à TV Centro América.
Mais cedo, foi confirmado o 1º foco do vírus da influenza aviária em aves comerciais no Brasil, encontrado em uma granja em Montenegro (RS).
O Ministério da Agricultura informou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos. Os produtos continuam seguros para consumo e o risco de infecção humana é considerado baixo.
Medidas de contenção foram acionadas para eliminar o foco da doença, mantendo a capacidade produtiva do setor e garantindo a segurança alimentar. O caso foi comunicado à OMSA e a outros ministérios e parceiros comerciais.
O Serviço Veterinário Oficial está preparado para lidar com a doença e as medidas preventivas têm sido eficazes na avicultura brasileira desde os anos 2000.