HOME FEEDBACK

China: Vendas de carros sobem em junho, apesar de pressão por estabilização de preços

Crescimento nas vendas de carros na China é impulsionado por programa federal, mas a indústria enfrenta pressões governamentais sobre preços. A demanda por veículos elétricos continua forte, destacando a diversificação do mercado automotivo.

Vendas de carros na China aumentaram em junho, apesar da redução de estoques pelas montadoras, frente à fiscalização do governo sobre práticas de preços.

As vendas de carros de passeio cresceram 18% em relação ao ano passado, totalizando 2,1 milhões de unidades, segundo a CPCA.

Um programa federal para incentivar a troca de carros impulsionou a demanda, mas o sentimento no mercado esfriou devido à redução de subsídios, levando alguns consumidores a esperar para comprar novos veículos.

A indústria automotiva está sob pressão do governo, que avisa contra cortes de preços “tóxicos”. Isso impactou o otimismo e levantou dúvidas sobre a sustentação da demanda sem preços agressivos.

A produção também diminuiu, com montadoras tentando reduzir estoques após críticas oficiais acerca da guerra de preços.

Em contrapartida, as vendas de veículos elétricos se mantiveram fortes, com um aumento de 30% em junho, totalizando 1,1 milhão de unidades. No primeiro semestre, as vendas chegaram a 5,47 milhões, alta de 33% em relação ao ano anterior.

As vendas da Tesla subiram 0,8% na comparação anual de junho, alcançando 71.599 unidades, indicando uma recuperação em relação a maio.

Leia mais em infomoney