Chineses fazem piadas nas redes sobre política dos EUA após escolha do novo papa
Reações nas redes sociais refletem a surpreendente escolha do novo papa, com muitos usuários fazendo piadas sobre sua nacionalidade e as implicações políticas. Entre ironias e comemorações, a figura de Leão 14 é vista como um moderado em meio a um contexto de mudanças globais na Igreja Católica.
Eleição do novo papa: Robert Prevost foi eleito e causou reações nas redes sociais chinesas.
Um usuário do Weibo comentou, bem-humorado: "Fico acordado até tarde para ver os resultados da eleição do papa, e elegem um americano".
Havia expectativa por Luis Antonio Tagle, cardeal filipino. A agência Xinhua fez um breve despacho sem juízo de valor, replicado em canais como CGTN.
No Douyin (TikTok original), usuários destacaram que Prevost não é bem um americano, mas "mais peruano" e "o segundo papa da América Latina".
Comentários irônicos incluíram: "Escolheram um americano anti-Trump" e piadas sobre o vice-presidente J.D. Vance, com referências a seu encontro com o papa Francisco. Um usuário disse: "Vance beliscou o papa anterior até a morte".
Muitos definiram Leão 14 como um progressista, "um homem moderado e iluminado".
O perfil de Prevost, criado por inteligência artificial, destacou que como representante reformista, ele apoia:
- Proteção ambiental
- Direitos dos imigrantes
- Preocupação com a pobreza
- Avanço das mulheres na administração da igreja
- Diálogo inclusivo sobre assuntos LGBTQ+
Internautas questionaram a influência dos EUA no Vaticano e a derrota de candidatos das Filipinas e Gana. Um dos desafios de Leão 14 será enfrentar "a secularização global e seu impacto sobre a influência católica".