Chineses participarão do leilão do túnel de Santos, diz ministro
Empresas chinesas se preparam para leilão do túnel Santos-Guarujá, marcado para agosto. O projeto, que representa um investimento de R$ 6 bilhões, é o maior do PAC e incluirá consórcios com companhias brasileiras.
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que empresas chinesas participarão do leilão do túnel Santos-Guarujá.
O leilão acontecerá em 1º de agosto. Durante visita à Pequim, Costa Filho se reuniu com executivos da CCCC e CSEC. As empresas devem formar consórcios com companhias brasileiras.
“Nos próximos 30 dias, várias empresas virão ao Brasil para construir consórcios. Isso indica que o leilão não será deserto”, declarou o ministro.
A apresentação do projeto final ocorrerá em 5 de junho na B3. O túnel, com um orçamento de R$ 6 bilhões, será o 1º túnel submarino da América Latina, ligando Santos e Guarujá.
O projeto inclui:
- Construção a 21 metros de profundidade e 860 metros de extensão
- Concessão da dragagem do acesso de navios ao Porto de Santos
- Obras de mobilidade urbana nas proximidades do túnel
A construção está prevista para começar em 2026.
Costa Filho também destacou a aproximação com a Embraer, pois há interesse do governo chinês em adquirir aeronaves brasileiras, mas a negociação será a longo prazo.