HOME FEEDBACK

Christopher Waller, do Fed, diz que BC dos EUA pode cortar juros já em julho

Waller sugere que o Fed pode reduzir as taxas de juros já em julho, se os dados econômicos continuarem favoráveis. O diretor destacou a divisão entre os membros do comitê quanto a possíveis cortes este ano.

Christopher Waller, diretor do Federal Reserve, afirmou que o banco central dos EUA pode reduzir as taxas de juros em julho. A declaração foi feita em entrevista à CNBC.

Waller destacou que o impacto inflacionário das tarifas deve ser breve. Ele mencionou que dados econômicos mostram que o PIB e a inflação estão próximos das metas do Fed. Segundo Waller, a taxa básica de juros está de 1,25 a 1,5 ponto percentual acima do nível neutro.

O reforço de Waller ocorre após a decisão do Fed de manter as taxas inalteradas pela quarta vez consecutiva. Ele acredita que há espaço para reduzir a taxa e monitorar a inflação, embora possa pausar cortes devido a imprevistos, como a crise no Oriente Médio.

As autoridades do Fed sinalizam expectativa de dois cortes de juros até o final de 2025, mas sete delas não antecipam cortes para este ano. Isso reflete uma divisão no comitê de política monetária do Fed.

Donald Trump tem pressionado o Fed a diminuir as taxas de juros, visando reduzir os custos da dívida federal, que já custou cerca de US$ 776 bilhões em juros nos últimos oito meses.

Waller ressaltou que o mandato do Fed não inclui oferecer financiamento barato ao governo, focando em desemprego e estabilidade de preços.

Leia mais em bloomberg