Chuva no RS deixa 2 mortos e cerca de 2.000 desalojados
Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e interrupções no transporte em Porto Alegre. Situação é crítica em vários municípios gaúchos, com dois desaparecidos e muitos desalojados.
Porto Alegre está em alerta para fortes chuvas na manhã desta quarta-feira (18). O mau tempo, que atinge grande parte do Rio Grande do Sul, já causou danos em 33 municípios e deixou dois desaparecidos, de acordo com a Defesa Civil.
A capital gaúcha registrou mais de 100 mm de chuva em 24 horas, ultrapassando a média esperada para o mês. A previsão é que, até a tarde, a média histórica de junho (130 mm) seja ultrapassada.
As chuvas provocaram alagamentos que afetam o transporte público. Quase 40 ruas estão com bloqueios e ao menos 17 semáforos estão quebrados. A circulação de trens está parcialmente interrompida, com ônibus emergenciais realizando o trajeto entre as estações.
Até o momento, os voos nos aeroportos do Estado seguem normais.
Cidades da Grande Porto Alegre também foram impactadas, com Sapucaia do Sul (135 mm), Canoas (116 mm) e Gravataí (111 mm) registrando as maiores precipitações.
Na cidade de Candelária, um casal foi arrastado pela correnteza e está desaparecido. Os nomes não foram divulgados.
Há desalojados em quatro cidades: Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul e Arvorezinha. A RSC 287, em Novos Cabrais, foi bloqueada devido a uma enxurrada e queda de árvore.
O ápice do mau tempo deve ocorrer nesta quarta-feira, com previsão de chuva também na quinta-feira (19). No entanto, o tempo deverá melhorar no sábado, com ar seco e frio se aproximando da região.