HOME FEEDBACK

Chuvas no Paquistão e na Índia causam deslizamentos e matam dezenas de pessoas; veja vídeo

As fortes chuvas de monções causaram deslizamentos e inundações catastróficas na Índia e no Paquistão, levando a um número alarmante de mortes e desaparecidos. A temporada de chuvas, classificada como "incomum", já resultou em centenas de fatalidades desde seu início.

Chuvas de monções na Índia e no norte do Paquistão causaram deslizamentos de terra e inundações, resultando na morte de ao menos 110 pessoas nos dois países.

No Paquistão, contabilizaram-se pelo menos 50 vítimas, principalmente na província de Khyber Pakhtunkhwa, onde 43 mortes ocorreram, incluindo oito crianças e duas mulheres. Sete pessoas morreram na região da Caxemira.

Desastres em Bajaur deixaram mais de 20 pessoas presas entre os escombros de casas destruídas pela chuva.

Desde o início das monções em junho, o Paquistão já registrou mais de 350 mortes, incluindo metade crianças, com um aumento de 73% nas chuvas em julho em comparação ao ano anterior.

Na Índia, as autoridades buscam por desaparecidos após inundações em uma aldeia na Caxemira indiana, onde ao menos 60 pessoas morreram e cerca de 80 estão desaparecidas.

A aldeia de Chisoti, localizada a 200 km de Srinagar, foi devastada. Mais de cem pessoas foram internadas devido ao desastre.

Este é o segundo desastre grave em agosto, após inundações em Dharali, que mataram mais de 70 pessoas.

A temporada de monções começou mais cedo e é vital para agricultores, fornecendo de 70% a 80% das chuvas anuais no sul da Ásia. As autoridades a classificaram como "incomum".

Leia mais em folha