Chuvas no RS: enchente no centro do estado já é a terceira maior da história; três pessoas morreram
Enchente no Rio Grande do Sul causa estragos e já afeta mais de 107 municípios. Governo do estado libera R$ 60 milhões para ajuda às vítimas e confirma três mortes até o momento.
A enchente no Centro do Rio Grande do Sul é a terceira maior da história do estado, segundo o instituto de meteorologia MetSul.
Na sexta-feira, 20, o nível do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul atingiu 26,3 metros, superado apenas em duas ocasiões: maio de 2024 (29,55 metros) e 1941 (26,53 metros).
A previsão é de que o nível continue subindo entre Cachoeira do Sul e Porto Alegre, o que pode piorar a situação em cidades do Vale do Rio Pardo e da Região Metropolitana. Até agora, 107 municípios foram afetados.
O governo estadual anunciou um aporte emergencial de R$ 60 milhões para assistência às vítimas das chuvas e inundações.
De acordo com a Defesa Civil, três pessoas morreram devido ao temporal, uma está ferida, 2.020 estão em abrigos e 4.515 foram desalojadas. Até o momento, 697 pessoas foram resgatadas.
Dentre as vítimas:
- Mauro Perfeito da Silva, 72 anos, morreu após uma árvore cair sobre seu carro enquanto estava com a filha, que ficou ferida, mas está fora de perigo.
- Geneci da Rosa, 54 anos, morreu tentando atravessar uma área alagada de carro em Candelária. Seu veículo foi arrastado pela correnteza.
- Um homem de 65 anos, que estava com Geneci, está desaparecido.
- Um jovem de 22 anos foi encontrado morto em um carro em Nova Petrópolis. As circunstâncias de sua morte ainda são investigadas.