Cidadania quer se fortalecer antes de entrar em nova federação
Cidadania busca consolidar sua influência em Estados antes de formalizar nova federação, desta vez com o PSB. Líder do partido ressalta encontros com Carlos Siqueira e o foco em fortalecer pré-nominatas para as eleições de 2026.
Comte Bittencourt, presidente nacional do Cidadania, anunciou que o partido busca se fortalecer nos Estados antes de considerar uma nova federação.
A sigla deixou a união com o PSDB em março e inicia conversas com o PSB. Bittencourt destacou que as articulações estão em fase “interna” e que tem se encontrado com o presidente do PSB, Carlos Siqueira, mas enfatizou que “não tem nada sacramentado”.
O objetivo é fortalecer pré-nominatas antes de qualquer decisão, visando a eleição de 2026 e um “projeto de país”. Bittencourt frisou uma “longa trajetória de proximidade” com o PSB e que deseja formar um bloco com o campo democrático.
O PSB, onde o vice-presidente Geraldo Alckmin é uma figura chave, detém dois ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bittencourt recordou o apoio histórico ao vice-presidente nas eleições passadas.
O presidente do Cidadania também confirmou que negociações ocorrem com outros partidos, porém o vínculo com o PSB está mais avançado. Ele minimizou o rompimento com o PSDB, considerando o assunto encerrado.
O fortalecimento do Cidadania e a potencial união com o PSB resultariam em uma bancada de 19 deputados federais.
Toda essa movimentação é estratégia para enfrentar a cláusula de desempenho imposta pela legislação eleitoral para a eleição de 2026, que exige que os partidos atinjam critérios específicos para ter acesso a recursos do fundo partidário e propaganda gratuita.
Critérios para 2026:
- Não especificados no texto original.