HOME FEEDBACK

Cidade de Washington processa Donald Trump por tentativa de intervenção na polícia local

Washington D.C. move ação contra Trump por invasão do controle policial. O procurador-geral alega ilegalidade na nomeação de Terry Cole como "comissário de polícia de emergência".

A cidade de Washington processa o presidente dos EUA, Donald Trump, por tentar intervir na polícia local.

O procurador-geral de Washington D.C., Brian Schwalb, apresentou uma ação judicial contestando o governo Trump após este nomear Terry Cole da DEA como "comissário de polícia de emergência".

A ação visa declarar ilegal o controle da polícia da cidade por Trump. Durante a audiência, a juíza Ana Reyes expressou ceticismo sobre a autoridade legal do governo para comandar a força policial.

A juíza questionou: “Qual a base para que o presidente possa dizer ao departamento de polícia o que fazer?”

A porta-voz da Casa Branca, Abigail Jackson, afirmou que o governo Trump tem autoridade legal para a ação, necessária devido a uma emergente situação na capital.

Trump anunciou o envio de tropas da Guarda Nacional para Washington, atribuindo a situação a uma "emergência criminal". Embora os crimes violentos tenham aumentado em 2023, as taxas estão caindo rapidamente.

Agências federais, como o FBI e a DEA, já estão atuando nas ruas. A secretária de Justiça, Pam Bondi, transferiu o controle do departamento de polícia para Cole, consolidando o comando.

Trump sugere que pode tomar medidas similares em outras cidades governadas por democratas, expandindo poderes presidenciais. A ação cita Trump, Bondi, Cole e outros como réus, intensificando tensões entre a secretária de Justiça e a prefeita Muriel Bowser.

Leia mais em valoreconomico