Ciro Nogueira confirma filiação de Guilherme Derrite ao PP: 'Bolsonaro liberou'
Guilherme Derrite retorna ao Partido Progressista e planeja candidatura ao Senado em 2026. Busca uma nova trajetória política após passagem pelo PL e assume novos desafios no cenário paulista.
O presidente do Partido Progressista (PP), senador Ciro Nogueira (PI), confirmou a filiação de Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de SP, nesta terça-feira (1).
Derrite foi “liberado” para deixar o PL por Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto.
“Hoje é dia de muita alegria para mim e para toda a família Progressistas. @derritesp vai voltar para nossa casa”, declarou Nogueira nas redes sociais.
Derrite planeja se candidatar ao Senado em 2026. Embora cotado para o governo de São Paulo, ele afirmou que “não cogita” essa candidatura por lealdade ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Antes, Derrite começou sua carreira política no PP, onde disputou sua primeira eleição à Câmara dos Deputados em 2018, após ser afastado da Rota devido a excesso de mortes em serviço. Em 2022, migrou para o PL para se reeleger.
Atualmente, a gestão de Derrite na segurança de Tarcísio mostrou redução nos índices de violência, mas aumento na letalidade. Ele também enfrentou desgastes por abusos da Polícia Militar e pelo assassinato do delator Antônio Vinícius Gritzbach no aeroporto de Guarulhos.