HOME FEEDBACK

Ciro Nogueira critica “nós contra eles” de Lula: “Usou em 1989 e perdeu a eleição”

Senador critica retórica polarizadora de Lula e defende consenso para enfrentar crise fiscal. Ciro Nogueira alerta para os riscos de dividir a sociedade e propõe conserto nas relações entre Executivo e Congresso.

Senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o Fórum de Lisboa, afirmando que ele está tentando reverter um discurso de confronto social que já falhou no passado.

Ciro lembrou que essa abordagem foi utilizada em 1989, resultando na derrota de Lula.
Ele afirmou que essa retórica é prejudicial para o Brasil e para o legado do presidente.

O senador, ex-ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro, criticou a forma como o governo lidou com a crise após a derrubada do decreto do IOF pelo Congresso, considerando a divisão entre “ricos e pobres” como uma tentativa de polarização que ignora os verdadeiros problemas fiscais.

Ciro afirmou que Lula, que antes buscava o consenso, tornou-se radical e ultrapassado, e espera que o presidente mude essa postura.

Ele também contestou a alegação do governo de que o aumento do IOF não afetaria os mais pobres, argumentando que “o pobre é quem mais sofre” com medidas dessa natureza.

O senador propôs que o Executivo buscasse uma postura mais conciliadora com o Congresso e sugeriu um esforço coletivo para contenção de despesas em todos os três Poderes.

“Vamos mostrar que o sacrifício é de todos, e não apenas do contribuinte”, concluiu Ciro.

Leia mais em infomoney