HOME FEEDBACK

Ciro Nogueira defende que Bolsonaro indique candidato para eleições de 2026 ainda neste ano

Ciro Nogueira sugere que Bolsonaro escolha seu sucessor em 2026 para facilitar a campanha de seu grupo político. O senador também prevê uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar fraudes no INSS e defende a saída de ministros do governo Lula.

Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, defendeu que Jair Bolsonaro indique, ainda em 2023, um candidato para a presidência em 2026, apesar de Bolsonaro estar inelegível até 2030.

Ciro afirmou que essa definição ajudaria nos preparativos da campanha, especialmente se o escolhido for alguém com mandato, como um governador.

Se o indicado for um membro da família Bolsonaro, a decisão pode ser adiada para 2024.

Em entrevista à Rádio Eldorado, Ciro negou o envolvimento de Bolsonaro na tentativa de golpe após a eleição de Lula, destacando que recebeu ordens de Bolsonaro para conduzir a transição de governo.

Bolsonaro está inelegível desde junho de 2023, condenado por abuso de poder político e uso indevido da comunicação após criticar o sistema eleitoral sem provas.

O presidente do PP anunciou que na próxima semana será apresentado um pedido para instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Senado, visando apurar fraudes no INSS. Esta comissão permitirá uma instalação mais rápida em comparação a um requerimento apenas na Câmara.

Questionado sobre investigações que possam envolver o governo Bolsonaro, Ciro afirmou que a CPMI deverá investigar “o tempo que for necessário”.

Além disso, Ciro se manifestou a favor da saída dos quatro ministros do governo Lula que pertencem ao União Brasil e ao PP. Os dois partidos anunciaram a formação da nova federação União Progressista, que terá a maior bancada na Câmara e no Senado.

Leia mais em estadao