Cleitinho pede a Lula que vete o aumento do nº de deputados
Senador Cleitinho critica aumento de deputados e pede veto de Lula. O congressista ressalta a necessidade de cortes nos gastos públicos e reforça a importância de ações que beneficiem a população.
Senador Cleitinho faz apelo a Lula: O senador Cleitinho (PL-MG) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para vetar o aumento de deputados de 513 para 531, aprovado pelo Congresso em 25 de junho de 2025.
Ele afirma que se Lula vetar, o projeto voltará ao Congresso, revelando quem é a favor do povo. Cleitinho declarou: “Se derrubar esse veto do Lula, o Congresso Nacional é inimigo do povo.”
Mesmo como opositor, Cleitinho concorda que super-ricos devem ser cobrados mais impostos para equilibrar as contas públicas, seguindo discurso semelhante ao dos petistas.
Ele ressaltou a importância de cortes nos gastos dos Três Poderes e criticou o aumento de deputados. “Não adianta o Congresso falar em cortes e votar para aumentar gastos”, disse.
Lula tem até 16 de julho de 2025 para sancionar ou vetar o projeto, que passará pelo processo de análise por ministérios. O aumento de deputados custará R$ 64,6 milhões por ano aos cofres públicos, segundo a Câmara.
No Senado, a emenda do relator Marcelo Castro (MDB-PI) proíbe que os novos mandatos aumentem os gastos com verbas de gabinete e cotas parlamentares em 2026.