HOME FEEDBACK

CMA pede registro de aquisição de ações para deslistagem da Santos Brasil da B3

CMA Terminals busca adquirir totalidade das ações da Santos Brasil com proposta de R$ 13,6010 por ação. A operação visa otimizar custos e rebaixar a classificação da empresa no Novo Mercado.

CMA Terminals Atlantic, controladora da Santos Brasil, protocolou um pedido de registro de oferta pública de aquisição (OPA) para até a totalidade das ações ordinárias da empresa.

O preço proposto é de R$ 13,6010 por ação, o mesmo pago pela CMA na compra do controle da Santos Brasil em 24 de abril. A CMA CGM, acionista majoritária, detém agora 51% das ações, totalizando 241.831.864 ações ordinárias e 39.779.406 “global depositary receipts” (GDRs).

A CMA CGM pretende, com a OPA, rebaixar a Santos Brasil do Novo Mercado de “A” para “B”. Isso significa que a empresa permanecerá aberta e registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas não emitirá mais ações.

A decisão, segundo a CMA, busca otimizar custos regulatórios e operacionais, sem intenção de novas captações no mercado de capitais. A liquidez das ações deve diminuir após a operação.

O valor da OPA representa um prêmio de 44% sobre a média dos últimos 12 meses e 30% acima do preço justo estimado pela consultoria PwC Strategy&.

A efetivação da OPA depende da aprovação da CVM e adesão dos acionistas minoritários.

Leia mais em valoreconomico
B3