CNI contrata advogado próximo a Trump para reverter tarifaço
CNI busca reverter tarifas impostas pelos EUA por meio de lobby especializado. A confederação levará uma missão a Washington para negociar a inclusão de itens na lista de exceções.
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) contratou o escritório de lobby Ballard Partners para reverter o tarifaço dos EUA.
O advogado Brian Ballard, próximo do presidente Donald Trump, lidera a iniciativa.
O lobby é regulamentado nos EUA. Em 2016, Ballard ajudou na campanha de Trump na captação de recursos.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, mencionou a contratação de escritórios de advocacia e lobby para defender a entidade contra as sobretaxas sobre produtos brasileiros.
A CNI levará mais de 15 associações, federações e empresas a Washington em 3 e 4 de setembro, visando incluir mais itens na lista de exceções à tarifa adicional de 40%.
Em 25 de julho, a CNI anunciou essa missão empresarial e confirmou a contratação do escritório ao Poder360, sem especificar os responsáveis pela defesa.
O conselheiro de Trump, Peter Navarro, divulgou uma proposta da empresa de lobby Brownstein Hyatt para a CNI, contendo estratégias sobre tarifas.
Navarro criticou a Brownstein Hyatt por oferecer serviços a quem enfrenta tarifas do governo Trump e pediu a liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro, preso desde 4 de agosto.
O documento enviado a Alban tinha 13 páginas e a empresa cobrava US$ 50.000 mensais por um contrato de, no mínimo, 12 meses.
A CNI optou por não se manifestar sobre o caso.