CNN de um lado, HBO do outro: Warner dividirá negócios de streaming e TV a cabo
Warner Bros anunciará divisão em duas empresas de capital aberto até o meio de 2024. A reestruturação visa atender às mudanças no consumo de mídia e melhorar a lucratividade em um mercado competitivo de streaming.
Warner Bros. anunciará a divisão da empresa em dois negócios de capital aberto até meados do próximo ano, separando streaming e estúdios de suas operações de redes de TV.
A nova empresa de streaming e estúdios incluirá:
- Warner Television
- Warner Motion Picture Group
- DC Studios
- HBO
- HBO Max
- Bibliotecas de filmes e televisão
Ela será liderada pelo CEO David Zaslav.
A empresa Global Networks, administrada pelo CFO Gunnar Wiedenfels, incluirá marcas de entretenimento, esportes e notícias de TV, como a CNN.
A Warner concluiu uma reestruturação em resposta à mudança dos consumidores da TV por assinatura para opções online, frente a uma intensa competição de streaming, especialmente contra a Netflix.
Analistas esperam uma onda de consolidação entre grupos de mídia para recuperar perdas pós-pandemia.
A Comcast também se dividiu recentemente, criando a Versant e reestruturando suas operações.
A Warner Bros. levantará um empréstimo-ponte de US$ 17,5 bilhões antes da divisão, e a Global Networks terá até 20% de participação no negócio de streaming e estúdios para ajudar a reduzir a dívida.
A Warner, formada pela fusão da WarnerMedia e Discovery em 2022, enfrenta desafios devido à queda de espectadores na TV a cabo.
As ações da empresa subiram 1,8%, ficando em US$ 9,82, mas caíram 7,1% este ano.