HOME FEEDBACK

Coisas estão voltando ao normal, diz Haddad sobre preço dos alimentos

Haddad destaca a recuperação dos preços dos alimentos e a redução do dólar como fatores positivos para a economia. O ministro também se opõe a medidas protecionistas adotadas por outros países na América do Sul.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que “as coisas estão rapidamente voltando ao normal” em relação aos preços dos alimentos, durante o lançamento do Plano Safra 2025-2026.

Haddad mencionou a deflação esperada, destacando o resultado do IPCA-15 de junho, que apresentou um leve recuo de 0,02% nos custos de “alimentação e bebidas” e 0,24% para “alimentação em domicílio”.

O IPCA oficial de junho será divulgado em 10 de julho, e ainda não sinalizou queda de preços mensais para alimentos em 2025.

Além disso, o ministro destacou a desvalorização do dólar, que caiu 12% no 1º semestre de 2025, impactando a inflação devido ao custo dos produtos importados.

Haddad também criticou medidas protecionistas de outros países, mencionando o aumento de impostos de exportação na América do Sul e ressaltando que o Brasil está indo na direção oposta.

Leia mais em poder360