HOME FEEDBACK

Com aliados como esses, para que Lula precisa de adversários?

Lula enfrenta crescente isolamento e derrotas no Congresso, evidenciando a falta de articulação política em seu governo. Com aliados se tornando adversários, o futuro da administração e do Brasil em 2026 torna-se cada vez mais incerto.

President Lula enfrenta sérias dificuldades em seu governo, afundando em um redemoinho político a cada pesquisa e votação no Congresso.

A derrota em votação do pacote do IOF revela o isolamento do governo, sem rumo e sem armas.

Câmara e Senado se uniram contra Lula, com Hugo Motta e Davi Alcolumbre agindo como adversários e buscando alianças para 2026.

  • A derrota não veio da oposição, mas de aliados como o Centrão.
  • Motta e Alcolumbre foram responsáveis por derrotas recentes, incluindo uma por 383 a 98 votos.
  • Motta escolheu um relator bolsonarista e negociou uma votação simbólica no Senado.

Lula deveria ter pensado melhor ao lançar-se em 2022, promovendo um candidato sem as cicatrizes de escândalos. Isso poderia ter garantido uma forte oposição a Bolsonaro.

Com uma onda anti-Bolsonaro já presente, Lula esqueceu que governar é diferente de ganhar eleições, e que seu retorno poderia comprometer conquistas passadas.

O desafio atual é grande, especialmente com um Congresso de baixa qualidade e pressões internas para um terceiro mandato mais à esquerda.

Quanto mais falhas, mais dúvidas crescem sobre o futuro, principalmente para 2026, com o Centrão mantendo forte influência no governo.

Leia mais em estadao